Aeropilates

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O aeropilates chega ás academias trazendo os princípios do pilates tradicional e da yoga associados a movimentos circenses e trabalho funcional. O objetivo principal é o fortalecimento, alongamento muscular e o aumento da consciência corporal. A técnica exige muita concentração e equilíbrio para manter a estabilidade do corpo já que os exercícios são praticados em um tecido ultraleve e muito resistente suspenso.

De forma desafiadora, criatividade e motivadora é possível trabalhar o corpo como um todo, tonificando todos os grupos musculares, mas sem hipertrofia.

As acrobacias incrementadas ao método tradicional do pilates mantêm seus princípios, de precisão, fluidez, concentração, respiração, controle e powerhouse. O alongamento e o aquecimento dos músculos precedem todas as aulas, que seguem com exercícios de força e equilíbrio, que podem ser praticados por qualquer faixa etária, a partir dos 10 anos.

‘’O aeropilates pode ser praticado por crianças, adultos e idosos. Os mais novos se encantam com o lado mais lúdico dos exercícios, já a terceira idade se beneficia principalmente com aumento do equilíbrio adquirido com a prática, que também ajuda na reabilitação e prevenção de lesões’’ – explica a fisioterapeuta da academia Locatelli, Adriana Salamani.

No entanto, Adriana lembre que, como em qualquer atividade física, é preciso ter bom senso. Os exercícios devem ser praticados de acordo com as limitações de cada aluno.

‘’ As contraindicações ou atenção diferenciada são referentes a gestantes, cardíacos ou pessoas que sofram de vertigens, pressão alta, hérnia de disco ou glaucoma’’ – esclarece Adriana.

Alguns iniciantes podem precisar de um tempo para se adaptar à atividade, mas profissionais garantem que buscar conhecer o próprio corpo e não ser exigente demais consigo mesmo é o melhor caminho para alcançar os objetivos desejados. As superações dos seus limites é o primeiro beneficio percebido com a prática. Em seguida, os aumentos da força e da concentração são logo notados, mas as vantagens vão muito além. Ate mesmo os quadros de insônia e diminuição do estresse podem acontecer, assim como a melhora da circulação sanguínea e linfática.

Por: Adriana Duarte Salamoni - Fisioterapeuta

Professora de pilates na academia Locatelli

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