Atividades aquáticas e o inverno.

Atividades aquáticas e o inverno.
Atividades aquáticas e o inverno.

Grupo Muscular:

Categorias:

,

Equipamento:

Óculos, Tampões, Swimsuit, Swim Fins

Se no inverno a procura por atividades físicas tem uma grande redução, imagina quando falamos em exercícios praticados dentro d’água?

Muitas pessoas culpam o inverno pela interrupção das atividades físicas, principalmente as que praticam hidroginástica e natação. Como professor pergunto aos meus alunos: se os grandes campeões de natação que moram e treinam em países como Rússia, Estados Unidos, França, Noruega entre outros deixassem de treinar no inverno será que teriam a quantidade de medalhas que possuem? Se a temperatura externa no inverno é fria, qual a dificuldade de entrar em uma piscina com água aquecida a 31ºC e temperatura ambiente em torno dos 29ºC?

Quando realizada no inverno as atividades aquáticas trazem muitos benefícios e sensações diferentes quando comparadas com o verão.

Um primeiro ponto a ser destacado é a termorregulação que ocorre de forma diferente, facilitando o aquecimento. O praticante consegue estar preparado para a atividade física mais rápido reduzindo o risco de lesões causadas pela falta de aquecimento em determinadas articulações.

Uma segunda observação é que no inverno o corpo necessita de mais energia para se manter aquecido e é justamente neste período que ao praticarmos atividade física regular conseguimos aumentar muito nosso gasto calórico.

No inverno muitos pais retiram seus filhos da natação e muitos adultos param de praticar sua atividade física com medo de agravar um resfriado, gripe, bronquite ou asma, o que é um erro grave. Uma das características desta estação é a baixa umidade relativa do ar (ar seco) e o próprio frio que causa uma vasoconstrição dificultando a respiração e fazendo com que as crises de asma e bronquite sejam mais frequentes. É justamente o contrário: a natação melhora, evita e aumenta o intervalo das crises respiratórias, ou seja, aumenta o período de remissão das doenças respiratórias.

A pressão hidrostática (uma das propriedades físicas da água) ajuda na expiração, que é a maior dificuldade do asmático, pois ele se asfixia pela quantidade de ar inspirado, que não consegue soltar. Essa pressão pressiona a musculatura expiratória, esvaziando os pulmões e deixando só o ar residual, o que aumenta a mobilidade do tórax e melhora o sistema cardiorrespiratório.

A maior umidade do ar no ambiente da piscina facilita a troca gasosa.

As propriedades físicas da água, como o empuxo, ajudam na amplitude de movimento da musculatura das costas, do abdômen e de todo tronco, facilitando a inspiração. Os exercícios coordenados com a respiração, os movimentos de braços alongando todo o tronco e os movimentos das pernas melhoram o retorno venoso, o que é importante para evitar resfriados, bronquite e crises asmáticas.

Resumindo, a prática de exercícios físicos na água ativa a circulação e melhora a troca gasosa.

Porém, devemos ter certos cuidados para que todos esses benefícios não sejam anulados:

1º - Deixe chinelo e roupão próximo à saída da piscina;

2º - Hidrate-se sempre durante os treinos;

3º - Regule a temperatura da ducha para deixar próxima à temperatura da água da piscina;

4º - Após o treino evite banhos muito quentes;

5º - Entre e saia da piscina rápido, vá do agasalho direto para a ducha e piscina e após não deixe de colocar seu roupão. Não fique de papo sem estar devidamente agasalhado;

6º - Antes de sair dos vestiários seque bem os cabelos, o rosto e os ouvidos. Um secador de cabelos é sempre bem-vindo;

7º - Agasalhe-se bem mesmo que esteja sentindo calor. Coloque meias, luvas e capuz (nos dias mais frios) porque o corpo começa a perder calor pelas extremidades;

8º - Quando estiver com febre, diarreia ou vômito, reações vacinais, dores de ouvido e/ou outros sintomas de doenças, suspenda a atividade física até a melhora do quadro.

Prof. Esp. José Augusto Neumann Capela Campos

CREF1 nº: 023469-G / RJ

Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo

Instrutor Internacional de Fitness Aquático - Aquatic Exercise Association (AEA)

Galeria de Imagens