Benefícios da Corrida

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Benefícios da Corrida

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A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Correr acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas após o exercício. Ou seja, não é só durante a corrida que há queima de gordura. Por isso é tão importante a regularidade da atividade física, e não a quantidade de horas feitas num mesmo dia.

Quem Pode Fazer?

A corrida pode ser praticada por qualquer indivíduo, e sempre que possível esteja acompanhado de um PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, e tenha capacidade física para tal, ou seja, que a intensidade do esforço seja compatível com sua capacidade funcional. Para aqueles que já caminham e que possuem melhor condicionamento físico, a corrida passa a ser natural, pois o esforço exigido para manter a mesma frequência cardíaca no treino obriga a acelerar o passo.

É essencial que se faça exames antes da prática da atividade física para identificar possíveis doenças ou limitações físicas que impeçam a prática da corrida. Deve-se também investigar o estado nutricional do corredor, verificar se ele usa medicamentos e qual é o seu nível de condicionamento físico.

 Alguns dos principais benefícios da Corrida

Correr traz muitos benefícios para a qualidade de vida do indivíduo:

  1. reduz o peso corporal
  2. melhora o nível de colesterol
  3. aumenta a capacidade cardiorrespiratória
  4. reduz os riscos de infarto
  5. reduz a variação da pressão arterial de repouso
  6. ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração
  7. melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo
  8. melhora a qualidade do sono
  9. estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose
  10. melhora a auto-estima
  11. aumenta o condicionamento físico
  12. proporciona sensação de bem-estar
  13. diminui o estresse e melhora a depressão
  14. aumenta a eficiência do metabolismo

Antes da Corrida

O ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, carboidratos que são absorvidos lentamente pelo organismo. Assim, eles serão liberados aos poucos durante a corrida, evitando-se a hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue).

Use roupas de tecidos leves e confortáveis, e tênis apropriados para corrida.

Durante a Corrida

Durante uma corrida, a freqüência cardíaca (FC) deve ficar entre 60% e 75% da FC máxima, que pode ser estimada em 220 menos a idade da pessoa. Assim você terá menos chances de sentir dores articulares e musculares após o exercício. Saiba mais informações em exercícios intervalados.

O treinamento começa com caminhadas leves a moderadas que irão sofrer aumento no ritmo das passadas com o tempo. Depois de um tempo, corra durante alguns minutos e depois volte ao ritmo da caminhada. Descanse um minutinho e repita o processo, acelerando novamente.

Duração do Exercício

O tempo da corrida vai depender da capacidade de cada um: o importante é não exagerar. O ideal é que se façam sessões de 20 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana.

Respiração

Quanto maior a intensidade do seu exercício, maior a quantidade de oxigênio que você precisa inspirar. Ou seja, você acaba tendo que “colocar o ar para dentro” no maior número de maneiras possíveis (pelo nariz e pela boca). Conforme o seu nível de condicionamento vai melhorando, você vai conseguindo respirar mais tranquilamente, em velocidades que antes era preciso ofegar.

Inspire duas vezes pelo nariz e solte o ar três vezes pela boca, de acordo com o ritmo da sua passada. À medida que se melhora o condicionamento físico, a preocupação com a respiração pode ficar em segundo plano.

Depois da Corrida

Após a corrida deve-se beber água para hidratar o corpo e fazer uma refeição leve para repor os nutrientes perdidos.

Por: Luiz Henrique Almeida - Estudante de Educação Física

Equipe de Corrida Academia Locatelli

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