Musculação para mulheres

Musculação para mulheres
Musculação para mulheres

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Estamos no auge da evolução cultural e tecnológica. A ciência avança a passos largos e tudo se resume a somente um “click”. A mulher está no topo da beleza: siliconada, com botox, executiva e mãe de sucesso, amante perfeita. Hoje em dia há solução para tudo.

Mas é só falar de musculação que muitas dessas mulheres poderosas se transformam na criatura mais antiquada do planeta. Motivos? Aos montes:

- Musculação é chato e pesado, não gosto.

- A academia está cheia de gente sarada e eu estou fora de forma.

- Ficou louca? Quer que eu fique parecendo homem?

Essas e tantas outras. Para ajudar, uma grande revista feminina de tiragem nacional colocou na capa de uma das edições passadas, bem ao lado da modelo Gisele Bündchen, ícone de beleza no momento: “Novidades para fugir da Musculação.” Como se isso fosse um ato péssimo que devesse ser evitado a qualquer custo.

O mito mais comum na musculação feminina é a crença de que levantar pesos pode causar de um aumento de massa muscular indesejável ou “incontrolável”, o que levaria a mulher a ficar além de masculinizada, gorda.

A realidade é que as mulheres simplesmente não têm hormônios suficientes para ganhar toda essa massa muscular. A verdade é que a massa muscular não vai aparecer de uma hora para outra só porque você se arriscou a fazer musculação, ou treinar com as cargas pouco mais elevadas (adequadas), principalmente os membros superiores. As mulheres que acreditam nesse absurdo sem questionar estão perdendo os benefícios que o treinamento com pesos pode oferecer.

Por esses motivos, decidi listar os 10 principais motivos para você fazer musculação e levar o treinamento a sério.

  1. Musculação aumenta o metabolismo. Ou seja, queima gordura. Resumindo: emagrece sim!!!!! Quando treinamos sério, de forma intensa, aumentamos nossa massa magra e para que isso ocorra o corpo “queima” todas as gorduras que o músculo precisa utilizar.
  2. Melhora a circulação sanguínea. Nosso corpo todo tem artérias e veias que levam nutrientes e limpam- no do que já não é mais necessário. Se a circulação não está adequada podem aparecer varizes, hemorroidas e, em casos extremos, tromboses e até levar a um infarto. Músculos mais fortes e ativos favorecem esse sistema.
  3. Melhora o tônus muscular, o que faz com que você fique com um corpo mais torneado. O tônus é que faz a gente sentir se o músculo está “molinho” ou “durinho”. Na maioria dos exercícios da musculação são trabalhados os músculos da região lombar, o que melhora muito as dores nas costas. Existem muitas pesquisas indicando que a musculação diminui ou impede a perda de massa muscular provocada pelo envelhecimento. Adultos perdem cerca de 0,46kg de músculos por ano a partir dos 50 anos. A qualidade do seu sono vai melhorar muito, e por consequência, seu rendimento intelectual também. O exercício libera substâncias no corpo que proporcionam bem estar. Com a melhora da circulação, o emagrecimento e a definição muscular, a sua autoestima vai às alturas e você ainda vai dormir muito melhor.
  4. Previne a osteoporose. Além de estimular diretamente o osso, a musculação aumenta a reabsorção do cálcio, que é de suma importância na osteoporose, principalmente na terceira idade.
  5. Melhora seu sistema imunológico. Com o exercício, todos os sistemas endócrinos do corpo melhoram seu funcionamento. Se você faz atividade rotineiramente, seu hábito alimentar e metabolismo melhoram e os nutrientes são mais bem aproveitados pelo corpo, o que reflete na melhora da imunidade.
  6. Melhora sua respiração, já que não dá pra treinar musculação conversando. Quem pratica sabe da importância da respiração regular e os momentos certos de inspirar e expirar. Respirando de forma adequada, até a postura fica melhor e o estresse diminui.
  7. Previne o envelhecimento. Principalmente aquele que você não vê: o envelhecimento a nível celular. Nossas células vão envelhecer mais devagar e com isso o corpo inteiro ganha, até mesmo o cérebro, que não tem músculos mas pode ter “Alzheimer”.
  8. Fortalece as articulações. Quando você desenvolve a musculatura em volta da articulação, ela forma um tipo de proteção que reduz a chance de quadros inflamatórios nas articulações, por exemplo, uma artrose.
  9. Diminui o estresse. Além da liberação de endorfinas, estudos apontam que a musculação alivia a ansiedade e a insônia em casos diagnosticados de depressão clínica. Isso acontece porque o treino resistido(com pesos) estimula a produção de testosterona e GH(hormônio do crescimento), além de inibir a síntese do cortisol, um hormônio que em quantidades elevadas(situações de estresse ou ansiedade), diminui as defesas do sistema imunológico e aumenta o acúmulo de gordura no corpo.
  10. Resumindo, o motivo principal é um só: Você vai ficar mais bonita e com mais saúde!

Dica: já deixe na bolsa uma muda de roupa e um par de tênis. Se você já estiver na rua, aproveite e vá treinar. Porque se você entrar em casa, ela vai te engolir e não vai te deixar sair: é roupa para lavar, filhos e marido querendo atenção, cachorro querendo sair, enfim, uma loucura.

Agora me conta: te convenci?

 Texto de: Maria Beatriz Piraí de Oliveira (Médica Ginecologista e Obstetra).

Adaptado por: Profa. Amanda Leal

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